Cachorrinha Missy leva crianças ao mundo da leitura inclusiva
Quando a cadela Missy foi trazida para o Brasil, uma adaptação profunda precisou acontecer na família de Izabella Badra. Ela relata isso no encantador “A História de Missy” para ser absorvido por toda criança: com leitura 100% inclusiva.
Missy foi trazida ao Brasil já com cinco anos de idade, vinda dos Estados Unidos, porque não podia mais competir com outros cães de sua raça. Precisou passar por uma verdadeira adaptação de língua, costumes, afeição, o que foi feito com atitudes inclusivas. Izabella Badra revela todo o amor envolvido nessa aventura em “A História de Missy” que, mais do que contar a relação entre o pet e seus donos, fala muito sobre como é preciso respeitar e abraçar as diferenças. O livro já é um sucesso de vendas pela internet e conquista, a cada dia, mais leitores mirins.
“Missy teve que adaptar-se para voltar a ser feliz, e conseguiu, graças ao amor que encontrou na nossa família e eu desejei que essa adaptação pudesse servir de exemplo para as crianças”, diz a autora. Para amplificar o projeto, Izabella já realizou parceria com várias escolas, como a FAAP, a Escola Municipal José Cândido de Souza e a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Anne Sullivan, de São Paulo, que receberam doações do livro. “Aos poucos, vamos levar nossa história e a inclusão para todo o Brasil”, enfatiza.
Sobre “A História de Missy – Uma História de Amor”O livro tem como objetivo reunir em um único exemplar recursos como letras ampliadas, braile, audiodescrição, texturas, aroma e versão em língua brasileira de sinais, Libras, disponível em QRcode, na contra capa do livro, que pode ser acessada pelo link http://www.umpratodos.com.br/p/historiademissy.
O projeto foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e contou com a orientação da Fundação Dorina Nowill, o Estúdio Serigráfico Efeito Visual e apoio da “Umpratodos” para elaboração dos recursos de acessibilidade.
O livro é voltado para o público infantil e baseado em personagens reais, narrando as aventuras de Missy, uma cadela da raça pointer inglês. A história é uma viagem no mundo dos sentidos e as mensagens e valores são passados de maneira lúdica, com as crianças interagindo com o livro, no qual cada página é uma surpresa.
A cadela pertenceu à autora do livro, Izabella Badra e durante muitos anos de convivência com a família lhe trouxe muitas experiências positivas. Desde que foi importada do canil Solivia’s, nos Estados Unidos, Missy acompanhou o crescimento das crianças, Bebel e Dudu, que aprenderam valores importantes para a formação de seu caráter, como respeitar as diferenças.
Desse convívio surgiu a ideia de produzir um livro para homenagear Missy e, ao mesmo tempo, retornar algo para a sociedade e para a educação do Brasil. “Por isso, reuni tantos recursos de leitura em um único lugar, para que as todas as crianças possam sentir detalhes da história da Missy. Assim, trabalhamos a inclusão do deficiente na sociedade, não apenas o visual, mas de todos os tipos, e ensinamos desde pequenas a respeitar e amar o seu semelhante, mesmo com diferenças”, explica Izabella.
O livro mostra o amor da família por Missy e o amor de Missy pela sua nova família. O CD com audiodescrição traz também uma música inédita, composta pela cantora e compositora Martinha, com arranjo do maestro Miguel Briamonte.
Onde comprar: www.lojinhadamissy.com.br
“História de Missy – Uma História de Amor”
Autora: Izabella Menicucci Badra
Brecel Editora e Gráfica
42 páginas